quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Perfil: Andrea Cassali


Com vocação artística desde criança, Andrea Cassali (Deia Cassali) começou nas passarelas aos 15 anos, atuando como modelo. Aos 17, começou sua carreira como artista circense e estreou no teatro em peças como "A Caverna", "Nárnia" e "Moulin Rouge", entre outras. Um ano depois, foi convidada para ser vocalista de uma banda de rock, a então “Pruff”. Autodidata no violão, Déia já compunha suas músicas desde os 15 anos. Em 2008, a banda ganhou o concurso “Olha a Minha Banda” no Caldeirão do Huck (TV Globo), mudou de nome para “Agnela” e se tornou conhecida em todo o Brasil.


Compositora de 13 músicas para o primeiro CD da Agnela, lançado em 2009, Deia também compôs a música-título para o filme “Desenrola” (2011), de Rosane Svartman. Entre os sucessos da banda, a música “Podia Ser” e o cover “Serão Extra” entraram para a trilha sonora de “Malhação” (TV Globo) nas temporadas de 2009 e 2010, respectivamente.

Em DIA DE PRETO, Andrea estreia como atriz no cinema, vivendo uma capanga perigosa de roupas ousadas e chute certeiro. A seleção para o papel se deu através do concurso “Miss Jacarepaguá 2006”, vencido por Andrea e organizado pelo RIOSHOPPING, principal parceiro do projeto.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Perfil: Marcos Herdade

Marcos Herdade é graduado em Cinema pela Universidade Estácio de Sá, com formação no Workshop de técnicas de venda para TV e Cinema pelo IETV (Instituto de Estudos de Televisão). Profissional de produção audiovisual com capacitação em diversas funções da equipe de arte e fotografia, Marcos acumula no currículo a experiência como produtor dos programas de TV “Almanaque News”, “Sessão E+”, exibidos pela CNT/NGT, e “BellezaPura”, exibido pela Band.

Em cinema, Marcos tem experiência em produções de curta-metragem como “Making Of” (direção, 2004), “O Cravo” (2006, direção de arte) e “Janela dos 40” (2005, assistente de arte), todos pela Estácio de Sá, e em longas como “Demoninho de Olhos Pretos” (2006, assistente de arte), de Haroldo Marinho, e “Saens Pena, Estação Final” (2007, assistente de arte), de Vinicius Reis. Em DIA DE PRETO, Marcos Herdade faz a sua primeira participação como Assistente de Direção de uma obra cinematográfica de longa-metragem.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dia de Preto na mídia: Estadão

Na manhã desta terça-feira, 30 de agosto de 2011, o Estado de São Paulo publicou uma matéria sobre a realização do filme DIA DE PRETO, nas suas versões impressa e online. O texto, assinado por Roberta Pennafort, discorre sobre o modelo “cinema de guerrilha” dos realizadores, “servidores da Agência Nacional de Cinema, o órgão instituído há uma década para dar gás a toda a cadeia produtiva do audiovisual, além de regulá-la”. Clique aqui para ler a íntegra da matéria na página online do Estadão!

domingo, 28 de agosto de 2011

Perfil: Leandro Mathiello

Leandro Mathiello tem formação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela UNISUAM, e acumula no currículo diversas experiências na área audiovisual, especialmente em fotografia, operação de câmera, edição e finalização de videoclipes, programas para TV e Internet. Atualmente, dirige o programa de TV “A Voz do Rio”, no ar às segundas pela CNT, além de prestar serviços de produção audiovisual para a Prefeitura de São João de Meriti e de vídeos promocionais para artistas e empresas.

Através do contato com o diretor Marcial Renato, professor responsável pela produtora laboratório de audiovisual da UNISUAM em 2007, Leandro entrou para a equipe de câmera do filme DIA DE PRETO, como assistente de Gustavo Nasr e Marcos Felipe, na terceira e última fase da produção. Em 2008, dirigiu o curta-metragem “A história de todo dia” em parceria com Ronan Pinheiro, um projeto de extensão universitária, coprodução entre a ONG Viva Rio e a produtora laboratório de vídeo da UNISUAM.

sábado, 27 de agosto de 2011

Perfil: Marcial Renato


Marcial Renato é graduado em Comunicação e mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante seis anos, atuou como produtor na TV Globo, quatro deles coordenando a equipe de conteúdo Internet da Central Globo de Produção (Projac), de 2003 a 2006. Em 2004, foi produtor associado do premiado curta-metragem O BOLO E O QUEIJO, de Marcos Felipe e Daniel Mattos (35mm, 15min, 2004), exibido em mais de 30 festivais no Brasil e no mundo. DIA DE PRETO marca sua estreia na realização de longa-metragem.

Realizador independente, professor e coordenador de cursos de extensão universitária, foi produtor executivo do curta-metragem “A história de todo dia”, de Leandro Mathiello e Ronan Pinheiro (2008, UNISUAM e Viva Rio). Em 2009, se tornou servidor concursado da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), no cargo de especialista em regulação da atividade cinematográfica e audiovisual. Atualmente, exerce a função de Coordenador de Acompanhamento de Projetos, na Superintendência de Fomento da Agência.


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Perfil: Marcos Felipe


Marcos Felipe é graduado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-graduação em Roteiro pela Estácio de Sá, e em Regulação do Mercado Audiovisual, também pela UFRJ. Em cinema, acumulou experiência em produções como “Tiradentes” (1999), de Oswaldo Caldeira, um de seus professores na UFRJ, “No Coração dos Deuses” (1999), de Geraldo Moraes, “Xangô de Baker Street” (2001), de Miguel Faria Jr., “O Toque do Oboé” (1998), de Claudio MacDowell, entre outros. Na TV, esteve na equipe do seriado “A Justiceira” (1997), de Daniel Filho, exibido na TV Globo.

Realizador independente e professor universitário de linguagem audiovisual, Marcos foi diretor de filmes publicitários entre 2001 e 2006, quando se tornou servidor concursado da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), fazendo parte da primeira turma de especialistas em regulação da atividade cinematográfica e audiovisual. Atualmente, exerce a função de Assessor da Superintendência de Fomento da Agência.

Em 2004, Marcos Felipe dirigiu e produziu, em parceria com Daniel Mattos, o premiado curta-metragem O BOLO E O QUEIJO (35mm, 15min, 2004). Ele também assina o roteiro e a fotografia do curta, a primeira produção da DEMIAN, exibido em mais de 30 festivais no Brasil e no mundo. DIA DE PRETO marca sua estreia na realização de longa-metragem.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dia de Preto na mídia: Lu Lacerda (Ig)

A colunista Lu Lacerda publicou hoje uma nota sobre a produção do filme DIA DE PRETO no blog que mantém no portal Ig. Na matéria, Lu destaca que os realizadores (foto acima) “finalizaram o longa com tudo na base da permuta”, e que estão “todos muito confiantes, com um pouco de idealismo também”. Clique aqui para conferir o blog da colunista.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Perfil: Ricardo Bonaverti

Ricardo Bonaverti vive o Chefe de Segurança do shopping no DIA DE PRETO. O ator tem vinte peças teatrais no currículo, entre elas uma remontagem do clássico shakespereano “Sonho de uma noite de verão”, e uma encenação de “O Ateneu”, de Raul Pompéia. Com grande experiência em produções para TV, Ricardo participou de mais de 30 minisséries, seriados e novelas, entra elas “Passione”, “O Profeta”, “Belíssima”, “Como Uma Onda”, “Celebridade”, “Kubanakan”, “O Cravo e a Rosa” e “A Próxima Vítima”, da TV Globo.

Em cinema, Ricardo atuou no primeiro curta-metragem da DEMIAN, “O Bolo e o Queijo” (2004, 35mm, 15min), no papel do “Matador” do filme. Também participou de produções cinematográficas como “A Ostra e o Vento”, de Walter Lima Jr. e “Tempos de Paz”, de Daniel Filho. Para o DIA DE PRETO, os realizadores convidaram o ator para assumir o papel de um sujeito violento e de poucas palavras, uma das maiores ameaças ao Preto, protagonista do filme. Combinando elementos cômicos e de suspense, a composição do personagem garante boa parte da dose de humor na trama.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Perfil: Karin Kulnig


Karin Kulnig tem formação em Artes Cênicas, com habilitação em Indumentária, pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de ter cursado o Workshop de Direção de Arte na Universidade Estácio de Sá, com o cineasta e realizador Arturo Uranga. Profissionalmente, Karin tem experiência em figurino e direção de arte de videoclipe e produções para cinema, como o curta-metragem “A História de Todo Dia”, de Leandro Mathiello e Ronan Pinheiro.

Envolvida com a produção do primeiro longa-metragem da DEMIAN desde o projeto original “Depois do Shopping”, Karin faz a sua estreia em produções de longa-metragem com o filme DIA DE PRETO, no qual dividiu o trabalho de Direção de Arte com o cenógrafo Claudio Nascimento, o Claudão. Além do crédito principal, ela também assina os figurinos do filme e realizou a pesquisa e produção de arte do projeto, sendo também responsável pela caracterização dos personagens no Século XVII.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Perfil: Daniel Mattos


Daniel Mattos é Doutor em Comunicação pela UFRJ. Professor e pesquisador de cinema e audiovisual há mais de 10 anos, foi coordenador de cursos universitários de Comunicação Social e projetos de extensão acadêmica, em diversas áreas relacionadas ao universo da realização cinematográfica e à Economia da Cultura, tema de sua tese de doutoramento, concluída em 2005.

Em cinema, foi assistente de direção do filme “Tiradentes” (1999), de Oswaldo Caldeira, um de seus professores na UFRJ. Em 2004, Daniel dirigiu e produziu, em parceria com Marcos Felipe, o premiado curta-metragem O BOLO E O QUEIJO (35mm, 15min, 2004), exibido em mais de 30 festivais no Brasil e no mundo. DIA DE PRETO marca sua estreia na realização de longa-metragem.

Desde o ano de 2009, Daniel é servidor concursado da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), onde exerce o cargo de especialista em regulação da atividade cinematográfica e audiovisual. Atualmente, encontra-se lotado na Superintendência de Desenvolvimento Econômico da Agência (SDE), assumindo uma função no Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Membro do Comitê de Investimentos do Fundo, Daniel faz parte da equipe de seleção e acompanhamento dos projetos que recebem aportes do FSA, lançado em 2008.

domingo, 21 de agosto de 2011

Perfil: Naiara Hawaii

Naiara Hawaii é atriz graduada em Interpretação Cênica pela Universidade Estácio de Sá, além da formação no Curso de Cinema da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) e no Curso de TV Avancini, com Andrea Avancini. Em teatro, Naiara atuou em peças como “Eu Sei que Vou te Amar”, dirigida por Elza de Andrade, “A Luz do Cabaré”, dirigida por Paulo Telles, “Sarau”, dirigida por Anja Bittencourt e “Pocahontas”, pela Cia. Artistando.

Indicada para o papel no filme DIA DE PRETO pela Caracterizadora Kris Kulnig, colega de turma de Naiara na Estácio de Sá, a atriz vive sua primeira experiência na tela grande com a Capanga de botas pesadas e roupa colante, integrante da gangue liderada pelo vilão vivido por Guilherme Almeida e perseguidora implacável do Preto, personagem de Marcelo Batista no filme.

sábado, 20 de agosto de 2011

Perfil: Heráclito Junior

Heráclito Junior é um ator diletante, com experiência em campanhas publicitárias e participações em programas de TV. Esportista nato, já foi vice-campeão carioca de fisiculturismo, competidor de jiu-jitsu, triatleta e bodyboarder. Sua principal atividade profissional, entretanto, é bem diversa dos palcos e sets: fisioterapeuta especializado em terapia intensiva, respiratória e manutenção da vida, Heráclito já passou pelo CTI dos principais hospitais do Rio de Janeiro.

Sua participação no filme DIA DE PRETO remonta ao projeto que deu origem à produção: o longa-metragem “Depois do Shopping”, no qual Heráclito interpretaria um dos pit-boys, antagonistas da trama. Amigo de infância do diretor Marcial Renato, continuou envolvido no projeto após a reformulação do roteiro, agora no papel de um capanga frio e robótico, braço direito do Corno, o grande vilão da história.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Perfil: Guilherme Almeida

Guilherme Almeida, o vilão do filme DIA DE PRETO, é um ator e apresentador com grande experiência em teatro, TV e campanhas publicitárias, além de atuar como mestre de cerimônia em eventos e palestras empresariais. No palco, Guilherme já contracenou em peças como “Úteros em Fúria”, de Bernardo Jablonski, e “Parúsia Capitalista”, de Humberto Torres.

Na telinha, o ator participou de diversas produções da TV Globo, como as novelas “Alma Gêmea”, “Páginas da Vida”, “Cobras e Lagartos” e “O Profeta”, o seriado “Minha Nada Mole Vida” e a minissérie “Mad Maria”. Atualmente, Guilherme mostra todo o seu carisma com o grande público como um dos principais apresentadores do Shop Time, canal de home shopping, comandando quadros como o “Prime Time”, “TV UD” e “Eletro Info”.

Indicado pela produtora de elenco Rosa Fernandes para viver o principal antagonista da trama, o ator reúne as principais características definidas pelos realizadores para a interpretação do papel. Alto, esbelto, de beleza caucasiana clássica e porte elegante, Guilherme encontrou o tom certo, arrogante, ameaçador e irônico, para fazer um contraponto exato ao jeito safo e displicente do Preto, protagonista da trama.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Perfil: Paulo Abreu

Paulo Abreu, o Patrão do filme DIA DE PRETO, tem uma longa estrada no tablado. São 28 espetáculos teatrais na carreira, incluindo montagens dos clássicos “Dom Casmurro”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “A Lira dos 20 anos” e “A Vida como ela é”, com atuações indicadas para Melhor Ator Coadjuvante, por “Getsame” (Festival FETAERJ) e o prêmio de Melhor Ator Dramático, com o monólogo “A Águia e a Galinha” (Festival de Novos Talentos do Rio).

Na TV, Paulo Abreu já participou de 12 novelas na TV Globo e uma na Record. Em DIA DE PRETO, o papel de um poderoso patriarca de uma família tradicional marca a estréia do ator em um filme de longa-metragem para a tela grande. Com quatro curtas no currículo, Paulo também foi indicado como Melhor Ator Coadjuvante no I Festival de Curtas da Estácio de Sá, em 2002.

Foi através do cadastro no banco de talentos da faculdade carioca que o ator veio a ser convidado para o filme DIA DE PRETO. Indicado pelo assistente de direção Marcos Herdade, Paulo logo conquistou o respeito de toda a equipe, agregando ao papel um perfil diferente daquele inicialmente idealizado. Emprestando ao personagem uma voz rascante que superou as expectativas dos realizadores, Paulo fez do Patrão um tipo simplesmente marcante, imponente e aristocrático na dose certa para a trama.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Perfil: Vanessa Galvão

Vanessa Galvão é graduada em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e formada em Artes Cênicas pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). Atriz e produtora com grande experiência em teatro e arte circense, já atuou em dezenas de peças - no palco, na rua e no picadeiro - algumas premiadas pela FUNARTE, e ministrou oficinas de capacitação em Teatro de Rua e Melodrama em cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro.

Na TV, além da atuação em filmes publicitários, a atriz participou do programa “Guerra e Paz”, pela TV Globo, e do promo do “Papo-Reto”, para o canal Multishow. Sócia da produtora Conexão Filmes desde 2011, Vanessa exerce há mais de cinco anos as atividades de Direção de Produção e Produção Executiva de diversos projetos para TV, Teatro e vídeos institucionais. Em cinema, já atuou em quatro filmes de curta-metragem, sendo que DIA DE PRETO é sua primeira experiência em longas.

Indicada para o principal papel feminino da trama pelo diretor de fotografia Gustavo Nasr, Vanessa foi selecionada entre as candidatas após uma bateria de testes e ensaios com o ator Marcelo Batista. A química entre os atores foi decisiva para a escolha, uma vez que a composição de uma mulher fatal e maliciosa, de olhar misterioso e movimentos sensuais, consistia no principal desafio da personagem. Quem já assistiu ao desempenho da atriz no filme, além da beleza, pode garantir esse resultado.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Perfil: Marcelo Batista


Marcelo Batista é um carioca do bairro de Realengo, ator por profissão, boa praça por vocação. Cursou interpretação com Ivan Setta na Escola Estadual de Teatro Martins Pena e no Instituto Villa Lobos, além de participar da Oficina “Nós do Cinema”, com Fernando Meirelles e Guti Fraga, na ocasião da preparação do elenco do filme “Cidade de Deus” (2002), onde fez uma participação como o irmão do personagem Mané Galinha, vivido por Seu Jorge
.

Com experiência em peças de teatro adulto e infantil, Marcelo tem acumulado no currículo diversas participações em seriados e novelas de TV, como Brava Gente, A Padroeira, Linha Direta, Cabocla, Duas Caras, Cidade dos Homens, Malhação, Sinhá Moça, Insensato Coração (na TV Globo), Paixões Proibidas (Band), Luz do Sol (Record) e Vende-se um Véu de Noiva (SBT). No filme DIA DE PRETO, o ator vive o seu primeiro protagonista na tela grande.

Para ganhar o papel no filme, uma grande conjunção de fatores atuou no encontro com os realizadores. Cursando Comunicação Social numa faculdade do Rio de Janeiro enquanto fazia a novela “Sinhá Moça” (2006), o ator precisou consultar o então coordenador Daniel Mattos para conseguir a segunda chamada de um teste. “Ok. Eu consigo um teste para você” – disse Daniel ao encontrar o aluno - “Só que será um teste de ator”. Na semana seguinte, Marcelo estava na sede da produtora em Jacarepaguá para ensaiar uma cena, sendo aprovado de primeira. O DIA DE PRETO tinha encontrado o seu cara.