sábado, 17 de setembro de 2011

O Cânion de Jacarepaguá

Boa parte das cenas externas do filme DIA DE PRETO, assim como a imagem da versão 3 do cartaz do longa, teve como locação uma paisagem ao mesmo tempo exótica e exuberante localizada em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. São dois grandes lagos circundados por paredões rochosos imponentes, como rios de um fiorde escandinavo, mas em plena São Sebastião tropical. Na foto acima, Ravena Kulnig faz pose enquanto Marcos Felipe e Gustavo Nasr operam a câmera mergulhados nas águas do lago menor.

Formados pela intervenção humana na geografia da região, os lagos ficam no antigo terreno de uma pedreira, há muito desativada. Com o acúmulo de águas pluviais e de prováveis lençóis freáticos, o local tornou-se um paraíso para praticantes de rapel e outras modalidades radicais, além de fotógrafos e desbravadores de trilhas selvagens.

Descoberta pelo diretor Marcial Renato, morador de Jacarepaguá (na foto acima ao lado de Daniel Mattos, enquanto Marcos Felipe, Gustavo Nasr e Marcelo Batista rodam mais um plano, ao fundo), a locação passou a fazer parte dos planos dos realizadores logo após a reformulação do projeto, em 2004. Nos sucessivos tratamentos do roteiro, o lago no cânion teve diversas localizações no tempo, do século XVII ao século XXI, passando pelo século XIX. O protagonista também ganhou companhias diferentes: sozinho, com uma vaca, com a mulher e um gato, a mulher com uma cigarrilha.

Além das cenas numa espécie de praia formada na margem de um dos lagos, que contaram com Vanessa Galvão e Marcelo Batista (na foto acima com Marcos Felipe), o cânion também foi locação para as seqüências em que os dois atores passeiam de canoa, e do ritual praticado pelos encapuzados sinistros liderados por Paulo Abreu. Na foto abaixo, Daniel Mattos segura o rebatedor sobre Vanessa Galvão, que abotoa o vestido para a cena na "praia".

Confira abaixo um vídeo de bastidores das filmagens no cânion de Jacarepaguá,com imagens e edição de Marcial Renato e trilha de V12 Music:


Veja abaixo mais fotos das gravações no cânion:



Nenhum comentário:

Postar um comentário