DIA DE PRETO nasceu “Depois do Shopping”. O primeiro projeto, desenvolvido entre os anos de 1999 e 2000, era uma comédia de aventuras direcionada ao público adolescente, inspirada no clássico “Depois de Horas” (1985), de Martin Scorsese. Mas, em vez da Manhattan que “aprisionava” o personagem de Griffin Dunne, seria um shopping center o principal “personagem” coadjuvante, impedindo o protagonista de voltar para casa. Quando o roteiro foi reformulado, entre 2004 e 2005, os realizadores perceberam que a história da aparição da Virgem Maria no alto da Pedra do Galo, a construção da Igreja da Penna e a primeira carta de alforria do Brasil tinham se tornado o principal tema do filme, e deveriam estar representadas no novo título.
Assim, os diretores debateram por mais de cinco anos até chegar ao nome definitivo do filme, atravessando as fases de produção e finalização com alguns títulos provisórios. O primeiro deles, “A Pedra do Milagre”, chegou a estampar o primeiro teaser do longa, publicado na Internet em maio de 2007, após “vencer”, ainda sem muita convicção por parte dos realizadores, a disputa com outras alternativas, como “O Milagre da Pedra do Galo” e o “Milagre da Penna”. No final desse mesmo ano, entretanto, após a conclusão das filmagens, outro nome foi escolhido para intitular o primeiro teaser-trailer: “Depois do Fim”, uma espécie de homenagem ao primeiro projeto, misturada à sensação de alívio e expectativa com o filme “na lata”. Este seria o título provisório que duraria mais tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário