segunda-feira, 27 de junho de 2011

Reciclando uma porta cenográfica

No primeiro fim de semana de gravação do filme DIA DE PRETO, realizado num dos banheiros do RIOSHOPPING, a equipe de arte precisou produzir uma porta especialmente para a locação, de forma a possibilitar a ação definida na cena, onde a tal porta tem participação decisiva. Com o cronograma apertado para o início dos trabalhos, os produtores acabaram fechando com o primeiro fornecedor cotado para o serviço. Após a realização da cena, entretanto, percebeu-se que o valor cobrado estava fora da realidade da produção, mas que pelo menos o material utilizado na confecção da porta tinha sido “de primeira”: era uma peça que poderia durar anos instalada naquele vão de banheiro, e não apenas um material cenográfico descartável.


Assim, de forma a mitigar os custos afundados na construção de uma porta classe A, os realizadores resolveram, como um desafio de produção, que ela seria aproveitada no resto do filme inteiro, onde quer que fosse necessária uma porta cenográfica. Alguns meses depois, dito e feito, estava lá a porta sendo pintada de vermelho (foto ao lado), para uso no banheiro da sala de segurança. Diluído em duas cenas, o custo da super porta começava a parecer razoável, mas ainda estava longe do padrão de otimização definido para a produção.





Somente no final da segunda etapa das filmagens, na produção do cenário que retrata uma espécie de “toca” escondida nos subterrâneos do shopping, é que o investimento numa porta de qualidade indiscutível se mostrou acertado. Afinal, após meses sendo carregada de um lado para o outro, repintada, furada e aparafusada, a porta continuava firme, pronta para mais uma cena. Assim, vestida de amarelo, e decorada com uma singela placa de “Pare” (foto ao lado), a peça cumpriu com louvor sua última missão no filme.

PS: Cinco anos após as filmagens, a porta continua inteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário