domingo, 5 de junho de 2011

O Cruzeiro do Engenho D’Água


No inverno de 2007, nossa equipe esteve no Bosque da Freguesia, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, para as filmagens de uma cena importante. Apesar de estar localizado bem ao lado do Rioshopping, base da produção do filme, algumas dificuldades tiveram de ser superadas para a montagem do set (foto acima): fornecimento de energia para os refletores e produção de fumaça, o frio da madrugada e a construção de um elemento cenográfico decisivo: o fictício cruzeiro do Engenho D’Água (foto ao lado).

O cruzeiro é uma peça-chave da trama. Idealizado pelos realizadores do filme com o Diretor de Arte e Cenógrafo Claudão (que aparece à direita na foto abaixo, ajudando a posicionar o monumento junto ao Assistente de Direção Leandro Baseggio), o cruzeiro foi construído em madeira e revestido por uma camada de argamassa, para dar a textura adequada. A pintura de arte foi realizada pelo próprio Claudão, auxiliado na caracterização final da peça pela Diretora de Arte e Figurinista Karin Kulnig.

No vídeo abaixo, você confere os Diretores Marcos Felipe e Daniel Mattos orientando o Diretor de Fotografia Gustavo Nasr no enquadramento e foco de um plano da cena com o ator principal do filme, Marcelo Batista. As imagens são de Karin Kulnig.


Nenhum comentário:

Postar um comentário