quinta-feira, 23 de junho de 2011

Decupagem em Storyboard

A produção de um longa-metragem é um trabalho complexo, que envolve a participação de profissionais responsáveis por cada detalhe da obra que se vê na tela, como cenário, figurino, luz, texto, além de toda a parafernália de suporte à equipe: transporte, alimentação, comunicação etc.

Para que isso tudo não se transforme num caos, é preciso que todos no set saibam exatamente o que precisa ser filmado, o que aumenta o ritmo do trabalho e diminui os custos da produção.

Por isso, na fase de pré-produção, a maioria dos realizadores profissionais se utiliza de técnicas para “decupar” o filme, ou que significa transformar as cenas que estão no roteiro em imagens: os “planos” que serão captados por uma câmera e organizados posteriormente numa ilha de edição.

Uma das técnicas mais tradicionais de decupagem é o storyboard, uma espécie de história em quadrinhos com as cenas do filme, como os desenhos que ilustram essa matéria, intercaladas com as imagens correspondentes no filme.

No longa DIA DE PRETO, parte da decupagem foi produzida em vídeo, o “monstro” do filme, e parte foi realizada em storyboard pelo desenhista Paulo Oliveira, autor dos quadrinhos acima e ao lado. No primeiro dia de gravação, o filme já estava todo decupado, o que não significa que os diretores estão obrigados a seguir fielmente o planejado, como se percebe em nuances sutis de um quadro para outro.

Ao contrário, o trabalho de decupagem dá maior segurança aos realizadores, que ganham liberdade artística para improvisar e criar no momento da cena, sem comprometer o andamento da produção.

Um comentário:

  1. Parabéns! A escolha dos enquadramentos ficou perfeita.
    É sempre emocionante observar algo que estava apenas no papel tornar-se... realidade!

    ResponderExcluir