sábado, 6 de agosto de 2011

O Figurino do Preto

A produção de figurino do filme DIA DE PRETO seguiu um modelo diferente do tradicional, que normalmente começa com os croquis sugeridos pela Figurinista, para depois passar à fase de produção propriamente dita, através da confecção das roupas desenhadas e a compra ou empréstimo de peças complementares. Limitada por um orçamento restrito, mas contando com o apoio dos lojistas, a figurinista Karin Kulnig passou um longo tempo da fase de pré-produção visitando as lojas do RIOSHOPPING, de forma a testar as combinações possíveis para a aprovação dos diretores. Sk8 Box, Flake, Pina’s, Orensanas e Eros & Psiquê foram algumas das marcas que forneceram peças para o figurino. No caso do Preto vivido por Marcelo Batista, Karin estudou o perfil físico e psicológico do protagonista para montar diversos looks que pudessem refletir a personalidade do personagem, como podemos ver na montagem acima.

Para calçar o Preto, também foram selecionados tênis e sandálias nas sapatarias e lojas esportivas do shopping (montagem ao lado). Na reta final, entretanto, a peça escolhida foi um tênis All Star surrado do acervo pessoal do diretor de fotografia Gustavo Nasr, que complementou a calça jeans cargo da Sk8 Box e a camiseta cinza da Hering que compõem o visual de Marcelo Batista na maior parte do filme. À exceção do tênis de Gustavo, "filho único", todo o figurino principal do Preto contava com peças sobressalentes, de forma a garantir a continuidade em mais de um ano de trabalho.

O toque final sugerido por Karin foi uma corrente grossa de um prateado fosco, retirada de uma coleira de cachorro (!) adquirida em um camelô no centro da cidade do Rio de Janeiro. Esse colar inusitado, usado pelo Preto no Século XXI, faz uma referência muito importante para a compreensão da trama, que aborda dois tempos históricos distantes, mas intrinsecamente relacionados. Abaixo, podemos conferir o resultado final do figurino, uma composição tão marcante quanto o caráter ambíguo do protagonista do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário