quarta-feira, 13 de julho de 2011

Referências: o vilão e sua gangue


No workshop de apresentação do projeto ao elenco, realizado um pouco antes do início das gravações, os Diretores Marcial Renato, Daniel Mattos e Marcos Felipe selecionaram diversas cenas dos filmes que inspiraram o roteiro do DIA DE PRETO, e serviram como fonte para a construção dos personagens. Para os vilões da trama, foram apresentados trechos de Matrix (dos irmãos Wachowski), Kill Bill (de Quentin Tarantino) e, principalmente, os faroestes de Sergio Leone. Na montagem acima, o personagem de Guilherme Almeida aparece ao lado do sinistro Olhos de Anjo, vivido por Lee Van Cleef em “Três Homens em Conflito”, a maior referência para o vilão do filme.
Já o visual dos Capangas foi abertamente inspirado pela obra-prima de Andy e Larry (agora Lana) Wachowski. Para o trio de realizadores, o “look” soturno da ficção científica estrelada por Keanu Reeves cairia como uma luva para caracterizar uma gangue extremamente improvável em terras tupiniquins, exageradamente “fake” com seus figurinos completamente negros. Na foto acima, o personagem de Heráclito Junior aparece ao lado de Neo, numa composição propositadamente extravagante que assume sem culpas uma paródia divertida desse estereótipo cinematográfico.
Para as vilãs do grupo, a Elle Driver de Kill Bill foi a referência a ser perseguida. Conjugando beleza mortífera com uma expressão gélida e ameaçadora, a Cobra Californiana de Tarantino inspirou o figurino e o gestual das Capangas interpretadas por Naiara Hawaii e Andrea Cassali, que aparece na montagem acima ao lado da personagem de Daryl Hannah. A diferença, entretanto, é que a vilã caolha utiliza uma espada samurai contra suas vítimas, enquanto a assecla do DIA DE PRETO só precisa de um salto alto para surrar o protagonista do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário