segunda-feira, 11 de julho de 2011

O Bolo e o Queijo

Os Diretores Marcos Felipe e Daniel Mattos (foto acima) se conheceram na Escola de Comunicação da UFRJ (ECO), na Praia Vermelha, no início do ano de 1994. Marcos Felipe, o Marquinho (ou Marquito), e Daniel Petrópolis (ou Patópolis) logo descobriram uma grande afinidade estética nas aulas com o cineasta Oswaldo Caldeira, com quem viriam a trabalhar na realização do longa-metragem Tiradentes (lançado em 1999), cujas filmagens aconteceram praticamente durante todo o período que passaram na faculdade.

O estágio inspirou Marcos e Daniel a realizarem um filme por conta própria. A ideia? Adaptar um conto do amigo Luis Fernando Lima de Brito, também aluno da ECO: “O Bolo e o Queijo”, uma fábula sobre o destino e o acaso, que tinha uma barata como protagonista. Acima, você confere uma montagem com imagens do curta, com os atores Ricardo Bonaverti e Raul Ferreira, que participam do elenco do longa-metragem DIA DE PRETO, e as crianças Juliana Bravin e Diego Larrea. Na época, Marcos Felipe trabalhava na Tec Cine, uma produtora de filmes publicitários do Rio de Janeiro, e praticamente garantiu a realização do projeto com o apoio da empresa e dos colegas.

Em 1998, as filmagens do curta tiveram início num sítio em Barra de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro. Munidos de uma câmera 35mm e equipamentos da Tec Cine, pontas de negativo e uma equipe formada por amigos e profissionais do mercado publicitário, Marcos Felipe e Daniel Mattos davam o pontapé inicial na trajetória da produtora, ainda sem nome. Entre os voluntários, outro colega de faculdade, Marcial Renato, parceiro de Daniel em utopias publicitárias e filosofias de botequim ( na foto ao lado com o ator Ricardo Bonaverti).

A produção do curta se estenderia pelos anos seguintes. Após uma longa jornada de pós-produção, "O Bolo e o Queijo" estrearia na sala escura no ano de 2004, sendo exibido e premiado em diversos festivais no Brasil e no mundo. Durante esse período, a proposta de consolidar a atividade em uma sociedade formal ganhou força em longas e divertidas noites passadas num apartamento no Recreio. Junto com a DEMIAN, nascia o primeiro projeto a seis mãos, o roteiro do longa-metragem “Depois do Shopping”, que viria a se tornar o embrião do filme DIA DE PRETO.


Confira abaixo o trailer do curta:


Nenhum comentário:

Postar um comentário